domingo, 23 de agosto de 2009

Le français, the english, el español

Aracaju

Há pouco voltei a estudar línguas. Na verdade acho que nunca cessamos de fazer isso, a própria fala e a leitura de um texto ou do mundo são pra mim um estudo das línguas; do corpo, das sensações, dos gostos... Mas voltei a estudar francês com frequência, inglês (depois de uma vida toda) por minha conta quando posso e quando dá, o espanhol só pra leitura e acho que o português na constância da vida, isso se mais uma reforma ortográfica não vier... todas com dicionário bem ao meu lado. Tenho assim tentado não confundir todas elas na minha cabeça por mais impossível que seja não usar o português no espanhol, o inglês naquela expressão que queria muito dizer em francês mas no momento da fala me perco. Essa sensação de confusão se dá na mesma proporção da verbalização da língua portuguesa pelos nordestinos. Sou uma mineira em pleno nordeste e que ainda tenta entender que língua é essa que fala-se por aqui. Ainda estranho o sotaque, os sons, as interjeições que só o nordestino é capaz de criar. Há momentos que ainda me sinto "um peixe fora d´agua"..., já me peguei fazendo leitura labial pra entender o que se fala, da rapidez com que se fala, com a tonalidade, intensidade do que se fala. Aprendi a falar "rapaz" antes de começar qualquer frase, "pronto" para começar ou terminar um diálogo de coisas que aparentemente vão dar certas, ou não! "Cabrunco da peste" pra dizer que do que se diz é um embrólio danado... e tantas outras que em dois meses de estada ainda não foi possível me apropriar delas. Aí me pego estudando um monte de línguas estrangeiras... por mais que as expressões saltem dos livros e que eu tente agarra-las e separa-las na minha cabeça, elas só podem ser aprendidas no corpo, no gosto, os cheiros do cotidiano de quem as vive, no país de quem as vive. Nesse momento tenho estudado todas elas, mas as que tenho aprendido realmente são a nordestinidade e a sergipanidade. Essas tenho vivido na pele, nos ouvidos e diariamente no coração!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. APOSTO QUE JÁ ESTÁ COM SOTAQUE NORDESTINO RSRSRS...ACHO MUITO LINDO.
    SAUDADEEE
    BJOOO

    ResponderExcluir
  3. Prisss, adorei!!! Acho q tbm tenho vivido essa experiência na pele, e numa pele que não me pertence diante deste sol de Aracaju, hehehe. É isso ai parceira a cada dia vivemos mais, aprendemos mais, sentimos mais e quem sabe nos acostumamos mais...bjos dessa mistura de paranaense com sergipana, catarinense e de coraçao mineiro!

    ResponderExcluir
  4. Virei fã!!!!!!Rs......

    Visitante constante agora!

    Bjo!

    ResponderExcluir