sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O Ney... e as nossas idades!


Ontem fui ao show do Ney... sim, o Ney Matogrosso! Lindo, inclassificável como o proprio nome da turnê convida! Ele continua com o mesmo vigor dos tempos de Secos e Molhados, e o figurino é de deixar qualquer ser humano que se vista de camiseta e jeans de queixo caído! Ele posa, escracha os sentidos de quem o vê, debocha e emana sensualidade... Mas o que mais me impressiona é ele ser um Senhor de idade, mas o corpo, o molejo, o ritmo transparecido no palco não diz da idade que ele tem. Se a idade não é representativa do corpo que se tem, ela representa o quão ele foi/é importante para toda uma geração de pessoas bem mais velhas que estavam ao meu redor. Não vivi no tempo dos Secos e Molhados mas sei que muita gente que estava lá viveu!

Eu e dois amigos, nos altos dos nossos quase 30 anos, cantamos, dançamos e nos sentimos infantes perto de todo aquele público. Mas aonde está o publico da minha idade...? Por que não conhecem Ney, Cartola, Chico... classicos da música brasileira. Conhecer não significa gostar, conhecer não significa ouvir. Muita gente da minha geração sabe quem é o Ney, apenas sabe! Só se sabe quem é um cantor ouvindo seu som, só se sabe sobre um autor lendo seus livros... mas na minha geração sabe-se sobre outrem nas revistas de fofoca, nas entrevistas na Tv e na net. Sabe-se sempre antes da individualidade, da intimidade pública. Sabe-se, pois a descartabilidade disso supera o som e maneira desconcertante daquele sujeito cantar. Assim a experiencia de vê-lo e sentir de perto o que é ser vivo em cima de um palco supera qualquer experiencia do descartável.

2 comentários:

  1. Então ... vc não me disse se ele cantou aquela do Erasmo Carlos: "eu sei q vc fez os seus castelos ...".

    Quéfren

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sua maturidade cultural apesar da pouca idade. To muito orgulhosa de você.
    Bjs!!!
    Sua mãe.

    ResponderExcluir