terça-feira, 16 de julho de 2013

Oh esqueci!



Existem pessoas que lembram de tudo. Fazem da memória um chip de armazenamento ilimitado parecido com tablets, ipads, smartphones! A memória é algo seletivo. A história nos ensinou que é preciso ouvi-la mas desconfiar dela. Exaltamos e deserdamos quem queremos na memória a partir do que lembramos e do que esquecemos. Lembrar certamente é uma capacidade tão importante quanto esquecer. Lembrar de lavar roupa (e depois tirar a roupa da máquina), lavar, limpar, pesquisar, escrever. Tarefas rotineiras viram um habitus incorporado difícil de esquecer. O difícil é lembrar daquilo que não queremos fazer. Lembro de lavar o carro, porem não o faço, de ir ao médico e fazer exames, mas não vou. Penso que quando a dor vier lembrarei. Lembro da água do cachorro, mas lembro do banho dele só quando o cheiro lembra minhas narinas que é preciso ir ao pet. Como uma pessoa atenta desenvolvi mecanismos de rotina e quase nunca me esqueço das coisas do dia a dia. Sou taxada em casa de general, metódica, chata e um sem número de adjetivos que fazem da minha pessoa uma capricorniana típica. Entretanto, quando as coisas saem da rotina fica quase impossível de lembra-las. Para isso servem agendas on-line e de papel, quadros de recados, papeis pela mesa e colados no computador, telefonema da mãe, da tia, da irmã e da cunhada para lembrar dos eventos de família. Realmente me esforço para lembrar e não esquecer. Tudo isso (agenda, papel, recados) só não serviram para uma coisa: lembrar das datas de aniversário. Muitas vezes faço um esforço espartano para lembrar mas isso acaba acontecendo sempre um dia antes ou depois (as vezes uma semana depois). Justo eu, a pessoa que mais gosta de fazer aniversário, cantar parabéns e ganhar ligações e abraços e festa e bolo e vela.... Entra ano e sai ano eu continuo a me penalizar pelos aniversários que passaram. Já fui capaz de ligar para uma das minhas melhores amigas no dia do aniversário dela para avisar de um velório e não parabeniza-la. Encontrar com outra amiga e dar aquele abraço de feliz aniversário exatamente um mês antes. Fui capaz de lembrar do aniversário do meu marido no meio de uma reunião de trabalho ao meio dia e isso graças a pergunta de um estagiário sobre qual seria o nosso próximo encontro. Ao abrir a agenda do dia me deparei com a data fatídica e com o horário nada impróprio para ligar para a pessoa que havia acordado ao meu lado. Isso é realmente um pesar nesta encarnação, pois penso sempre que no meu dia as pessoas irão dar o troco; ou não me ligarão, ou não ganharei abraços, beijos, bolo, festa e tudo mais que amo junto a comemoração de um aniversário típico e conservador. É torturante toda vez que alguém nas redes sociais agradece as mensagens de carinho pelos aniversários. Estou sempre respondendo a estas mensagens com um feliz aniversário atrasado e mais mil desculpas por ter esquecido. Isso não quer dizer que quero lembrar de todos, mas nem dos que realmente importam tenho lembrado ultimamente. Se nenhuma dessas tecnologias ajudaram muito a resolver esse problema, meus amigos que me perdoem, mas esquecer continua sendo algo necessário para lembrar de vocês depois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário